Notícias

EletroMetalCon 2018: sinergia que deu certo

Inovação, tecnologia e networking foram os principais temas do Fórum EletroMetalCon 2018, que aconteceu esta semana no Senai. Realizado pelo Sinduscon e pelo Sindimetal, o evento trouxe palestras e agendas técnicas direcionadas a profissionais, empresas e estudantes. A presença das construtechs (startups da construção) dinamizou a programação, indicando o caminho a ser seguido nos negócios. Uma sinergia que deu muito certo.



Nas palestras sobre Inovação, mais do que ouvir sobre produtos e processos, os participantes aprenderam sobre a importância de entender as pessoas. Afinal, produtos são gerados a partir das necessidades humanas. O consultor Fernando Enov, da Kreativ Factory, apresentou os principais perfis (dominante, analítico, extrovertido e paciente) e mostrou como identificá-los para melhorar as relações e o rendimento pessoal e profissional.



“Projetos que não têm foco em pessoas não sobrevivem”, avisou a consultora de negócios em Design e facilitadora de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) do Senai, Andréa Zatta. Segundo ela, inovação é a geração de valor a partir da criatividade. “Para ter criatividade, basta haver a necessidade. Para que haja inovação é preciso ter conhecimento, espírito empreendedor, disciplina e boa educação”, definiu.



 Zatta apresentou algumas inovações na área de construção civil em fase de desenvolvimento, como o concreto solar, que funciona como um condutor elétrico,  fazendo uma espécie de fotossíntese artificial.  “É fácil de produzir, é ecologicamente correto e aplicável em grandes áreas. Todas as superfícies lisas e impermeáveis conseguirão produzir eletricidade”, revela. O projeto está sendo desenvolvido na Alemanha e deve estar disponível no mercado em cinco anos.



A programação foi encerrada com a palestra “Como a ética empresarial contribui para o avanço social”, conduzida pelo juiz federal Antônio Cesar Bochenek, seguida da mesa redonda “A ética empresarial como ferramenta para o combate da corrupção sistêmica”. Integraram a mesa, além de Bochenek, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinatti, o presidente do Sinduscon, Rodrigo Zacaria, o presidente do Sindimetal, Valter Orsi e Reinaldo Tockus, da Fiep, com mediação do presidente da OAB Londrina, Eliton Araújo Cordeiro.



Para Zacaria, o evento foi extremamente positivo, pois teve grande participação dos estudantes, dos engenheiros, dos técnicos. “Um pessoal atento, até em palestras como essa, de ética e compliance, que é um assunto muito jurídico, novo para todo mundo, mas eles vieram, participaram, interagiram; achei que foi muito válido. Isso fortalece as instituições e nos dá força para continuar, tentar trazer mais sindicatos e setores para participar do Fórum.”