Notícias

Fórum discutirá a indústria 4.0, inovação e ética

Fórum EletroMetalCon 2018 reúne temas de interesse a empresários e profissionais dos diversos setores da indústria, bem como a docentes e estudantes.  Novo formato vai permitir maior interação entre participantes e expositores.



Discutir a indústria, a inovação e a ética no setor empresarial são os focos da programação do Fórum EletroMetalCon, que acontece de 8 a 10 de maio, no Senai Londrina. Com um novo formato, o Fórum também contará com workshops, rodadas de networking e agendas dinâmicas no Espaço Business, além de expositores e apresentação dos três projetos selecionados do 10º. Prêmio EletroMetalCon de Projetos Inovadores com Aplicabilidade nas Indústrias Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, de Materiais Elétricos e Construção Civil. A realização é do SINDIMETAL Norte PR e SINDUSCON Paraná Norte, com o apoio da Sercomtel, Sebrae, Senai, Sesi, Sesi Cultura,  Golden Blue Hotel, RedFoot, com patrocínio da FIEP, Fomento Paraná,  Midiograf e Realidade Aumentada Brasil.



A programação tem início às 19 horas do dia 8, no auditório Senai, com apresentação da cantora Allice Tirolla, com apoio do Sesi Cultura. Na sequência, após a solenidade de abertura, haverá a palestra “Empreendedorismo e Crédito”, com o assessor de mercado da Fomento Paraná, Luiz Renato Oliveira Jorge Hauly. Um pitch do RedFoot Comunidade de Startups do Norte do Paraná, às 19h50, vai apresentar o “Cenário Geral RedFoot e Startups Construtechs e Proptechs. Às 20 horas, tem a palestra do master coach Fernando Enobi falando sobre “As Tendências do Mercado: O que as indústrias da eletrometalmecânica e construção civil precisam saber”,  que tem como conteúdo programático: desenvolver a mudança de hábitos e as principais percepções sobre como inovar através das tendências; como preparar a empresa para o sucesso e a inovação como ferramenta de resultados.



Na mesma noite, a partir das 20 horas, o Espaço Business sedia a Jornada Construtech & Proptech, organizado pelo RedFoot, que apresentará novas soluções em tecnologias para cada etapa da cadeia da construção civil e mercado imobiliário de modo sequenciado.



No dia 9, a programação começa com a palestra “Inovação: Novos conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços. Alguns cases da Construção Civil”, com a gestora de projetos de PDI e consultora de negócios em Design Andréa Meneghetti Zatta. Na sequência, às 19h55, o RedFoot faz o pitch Startup HOUZ – automação residencial. Às 20 horas, começa a palestra “Indústria 4.0 – A indústria do futuro”, com o mestre em Engenharia Mecânica e consultor técnico de Negócios Roberson Polimeni Goes.  Paralelamente, no Espaço Business, será realizada uma rodada de Networking entre empresas e empresários. Para essa atividade, é preciso inscrições, porque o espaço é limitado. (Inscrições Sindimetal Norte PR 3337.6565.) No dia 10, a programação começa às 19 horas com o pitch Red Foot:



Startup Construtoca – sua obra sem sobras. Às 19h10 começa a mesa redonda “A Ética empresarial como ferramenta para o combate da Corrupção Sistêmica”. O tema de abertura será “Como a Ética Empresarial contribui para o avanço social”, ministrado pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal da 4ª.Região, Dr. Antonio Cesar Bochenek. Participam da mesa o prefeito Marcelo Belinati; o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus; o presidente do Sindimetal Norte PR, Valter Orsi; e o presidente do Sinduscon Paraná Norte, Rodrigo Zacaria, com mediação do presidente da OAB Londrina, Eliton Araújo Carneiro.



Ainda no dia 10, no Espaço Business, serão realizadas agendas dinâmicas e workshops conduzidos pelos expositores, com a seguinte programação:  às 19 horas - “Energy Saving – Eficiência Energética no Segmento Pneumático”, comandada por   Maurício Luis Ulbrich, engenheiro eletricista da Tecnoar Automação Industrial;  às 20 horas, será a palestra dinâmica  “Abraçadeiras para aplicações solares, fabricadas em Poliamida com proteção contra Radiação Ultravioleta”, ministrada por  Juarez José dos Santos, engenheiro eletrônico da Hellermann Tyton (São Paulo);  às 21 horas, a Ropel Máquinas e Ferramentas comanda a dinâmica que encerra a agenda do Workshop do Espaço Business:  “Inversores , Tecnologia e Inovacao em Soldagem“, com os palestrantes: Bryan Lapa, engenheiro Mecânico da H Soldas Brasil, e Luiz Neves, técnico de soldagem e Inspetor Certificado.



No Espaço Business, diariamente, das 18h às 22h, Expositores estarão apresentando produtos e serviços. Entre os já confirmados estão Ropel – Máquinas e Ferramentas, Tecnoar Automação Industrial, Hellermann Tyton, Midiograf – Realidade Aumentada Brasil, Rolemax Rolamentos e RedFoot.



Prêmio EletroMetalCon



Os três projetos classificados no 10º Prêmio EletroMetalCon também estarão no Espaço Business para visitação do público. Este ano, o prêmio teve 31 trabalhos de universitários e pós-graduandos inscritos, de cinco Estados diferentes e do Distrito Federal. Foram inscritos 17 trabalhos do Paraná, quatro de Santa Catarina, quatro de São Paulo, três do Distrito Federal, dois de Minas Gerais e um da Paraíba.



O Fórum EletroMetalCon será aberto ao público, com entrada gratuita, das 18 às 22 horas.  Para as palestras do Auditório e do Workshop é preciso fazer inscrições (gratuitas) -  preenchendo formulário e identificando o evento em que participará através do www.senailondrina.com .  A visita aos expositores do Espaço Business é liberada, sem inscrições,  com acesso pela portaria do Senai à Rua São Vicente quase esquina com rua Belém.



PROGRAMAÇÃO NO AUDITÓRIO SENAI LONDRINA



Dia 8 de maio: (3ª. feira)



19h00:



•             Apresentação Cultural Sesi Cultura – “Allice Tirolla”



Com formação acadêmica em música, Allice Tirolla apresenta-se interpretando repertório diverso, desde canções consagradas do jazz norte americano e tecendo releituras dos clássicos da música brasileira. Hoje com um novo repertório mais contemporâneo dentro da vertente soul music e R&B, destacou-se no reality show The Voice Brasil 2015.



 



19h30



Solenidade de Abertura



"Empreendedorismo e Crédito"           



Palestrante: Luiz Renato Oliveira Jorge Hauly / Assessor da Mercado da Fomento Paraná



19h50



Pitch: “Cenário Geral Redfoot e Startups Construtechs & Proptechs”



20h00



“As Tendências do Mercado: O que as indústrias da eletrometalmecânica e construção civil precisam saber”



Palestrante: Fernando Enobi



Master Coach, SOAR Practioner, Bacharel em Matemática, e Consultor da área de TI. Vinte anos de experiência em gestão de projetos na área de TI.  Possui certificações nacionais e internacionais: MBA em TI pela FGV); Master Coach Integral Sistêmico, Business High Performance, Executive Coaching pela Febracis; Practioner em Perfis de Comunicação pela SOAR Global Institute; Certificado em Leadership and Management pelo MIT Sloan School (Boston) e Leadership Excelence, Quality of Servide e People Management pela Disney Institute (Los Angeles); Project Manager Professional pelo Project Management Institute; Técnicas de negociação na ESPM.



21h00 – Coffee Break >> Espaço Business 



 



Dia 9 de maio: (4ª. feira)



19h00 



“Inovação: Novos conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços. Alguns cases da Construção Civil”.



Palestrante:  Andréa Meneghetti Zatta



Doutoranda em Design (UNESP); Pós-Graduada em Administração, Propaganda e Marketing (UEL). É facilitadora de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina;  atua como gestora de projetos de PDI e consultora de negócios em Design;  participou de Coaching em Design Estratégico Polidesign de Milão, além de ministrar aulas de criatividade e inovação.



19:55



Pitch RedFoot:  Startup HOUZ - Automação Residencial



20h00



“Indústria 4.0 – A Indústria do Futuro”.



 Palestrante: Roberson Polimeni Goes – MSc



Mestre em Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos.  Graduado em Tecnologia Mecânica com ênfase em Manutenção Industrial. Graduado em Licenciatura Plena em Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores em Educação Profissional. MBA em Gestão Industrial. MBA em Consultoria Empresarial. Técnico Mecânico.  No Senai - Londrina-PR atua como Consultor Técnico de Negócios nas áreas da Gestão da Manutenção (MC, MA, MP, MPT e MCC), Atualização e Melhoria de Processos (solda, usinagem, estampagem, conformação mecânica, caldeiraria, serralheria, automação), Especialista em Solda no Processo de Fabricação (Soldagem, END’s, RQPS, EPS e RQS), Projetos (Metalomecânicos e Automação) e docente dos cursos de Graduação Tecnológica em Manutenção Industrial e Fabricação Mecânica.



 



21h00 – Coffee Break >> Espaço Business 



Dia 10 de maio: (5ª. feira)



19h00 



Pitch RedFoot:  Startup CONSTRUTROCA - Sua obra sem sobras



 



19:10



Mesa Redonda: “A Ética empresarial como ferramenta para o combate da Corrupção Sistêmica”.



Tema de Abertura: “Como a Ética Empresarial contribui para o avanço social”.



Dr. Antonio Cesar Bochenek



Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.   Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal.    Mestre pela PUC/PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.        Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.       Professor licenciado da ESMAFE/PR e Professor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE.         Vice-presidente do IPDP - Instituto Paranaense de Direito Processual.     Presidente do IBRAJUS - Instituto Brasileiro de Administração da Justiça.      Foi Presidente da AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil e  Presidente da APAJUFE - Associação Paranaense dos Juízes Federais.



 



Integrantes da Mesa:



Marcelo Belinati - Prefeito de Londrina



Reinaldo Tockus – Fiep



Valter Orsi – Presidente do Sindimetal Norte PR



Rodrigo Zacaria – Presidente do Sinduscon Paraná Norte



Mediador:



Eliton Araújo Carneiro – Presidente da OAB Londrina



21h00 – Coffee Break >> Espaço Business 



PROGRAMAÇÃO NO ESPAÇO BUSINESS



LOCAL: INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA – IST-TIC



O Espaço Business é um ambiente do Fórum EletroMetalCon



ideal para interação e troca de experiências com profissionais



 e empresários dos setores afins.



 



Dia 8 de maio (3ª. feira)



18h00 às 22h00



FUNCIONAMENTO DOS ESTANDES / EXPOSITORES



MOSTRA DO 10º PRÊMIO ELETROMETALCON DE PROJETOS INOVADORES



com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil.



 



JORNADA CONSTRUTECH & PROPTECH  >> Área do Workshop



Organizada pela Redfoot - Comunidade de Startups do Norte do Paraná, a Jornada Construtech & Proptech mostrará soluções para cada etapa da cadeia de construção civil e mercado imobiliário de modo sequenciado.



Dia 9 de maio (4ª. feira)



18h00 às 22h00



FUNCIONAMENTO DOS ESTANDES / EXPOSITORES



MOSTRA DO 10º PRÊMIO ELETROMETALCON DE PROJETOS INOVADORES



com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção



 



RODADA DE NETWORKING >> Área do Workshop



Organizada pelo Sebrae, Rodada de Networking é um encontro com objetivo de amplificar a possibilidade de fazer negócios, através do relacionamento entre empresas que comercializam produtos ou serviços dos setores eletrometalmecânico e construção civil.



Informações:  Sindimetal Norte PR - 43 3337-6565.



 



Dia 10 de maio (5ª. feira)



18h00 às 22h00



FUNCIONAMENTO DOS ESTANDES / EXPOSITORES



 



MOSTRA DO 10º PRÊMIO ELETROMETALCON DE PROJETOS INOVADORES



com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção



PALESTRAS DINÂMICAS >> Área do Workshop



18h00



Tema: "A importância de um cabeamento estruturado em automação industrial 4.0"



•             Palestrante: Jeferson Diniz, Tecnólogo em Redes.



•             Realização: Grupo SmartSeg



19h00:



Tema: “Energy Saving – Eficiência Energética no Segmento Pneumático”



•             Palestrante:  Maurício Luis Ulbrich – Eng. Eletricista e funcionário da Tecnoar.



•             Realização: Tecnoar Automação Industrial



20h00:



Tema: “Abraçadeiras para aplicações solares, fabricadas em Poliamida com proteção contra Radiação Ultravioleta”



•             Palestrante: Juarez José dos Santos – Engenheiro Eletrônico



•             Realização: Hellermann Tyton



21h00:



Tema: “Inversores , Tecnologia E Inovacao Em Soldagem “



•             Palestrantes: Bryan Lapa - Engenheiro Mecânico da H Soldas Brasil



                                  Luiz Neves - Técnico de Soldagem - Inspetor Certificado



•             Realização: Ropel Máquinas e Ferramentas