Notícias

Seconci 2015: conquistas e desafios

Em 2014, a indústria da Construção Civil, por meio dos SECONCIs, mostrou, mais uma vez, que vem avançando em ritmo acelerado na área de responsabilidade social. Foi um ano próspero. Além dos milhares de atendimentos médicos, odontológicos, exames complementares, visitas aos canteiros, programas de segurança e treinamentos realizados, os SECONCIs conseguiram ainda ampliar suas ações e seus horizontes.
Apenas para citar algumas dessas ações: foi inaugurado o primeiro ambulatório médico da entidade dentro de um canteiro de obras na capital paulista; foi elaborado um manual básico para implantação de segurança nos canteiros; foram adquiridas torres para treinamento da NR-35; obras de Centro de Treinamentos foram concluídas; novas especialidades foram implantadas em algumas unidades tais como psicologia, cardiologia, urologia e nutrição. Além destas, novas iniciativas foram implementadas, como a promoção do “Encontros de Empresas”, que visa reunir representantes das empresas, em geral técnicos de segurança do trabalho e/ou profissionais de Recursos Humanos e de Departamento de Pessoal para debater assuntos inerentes ao Seconcis, colher opiniões, disseminar informações, promover palestras e passar orientações; assim como, a realização de cafés da manhã no mesmo sentido, a aquisição de novos equipamentos, além de várias outras melhorias para o nosso trabalhador. E para coroar o ano, foi inaugurado o SECONCI-NITERÓI.

No SECONCI-NORTE PR, unidade de Londrina, os atendimentos estão se ampliando ano após ano. Em 2009, foram realizados 15.370 atendimentos; no ano seguinte, foram 18.388 atendimentos. Em 2011, o número de atendimentos realizados saltou para 21.500, e, em 2012, para 66.385 atendimentos realizados, superando em as expectativas. No ano de 2013, uma readequação no atendimento da medicina ocupacional, que possibilitou a redução de custo às empresas associadas, diminuiu também o número de exames complementares realizados, mas ainda assim, o total de atendimentos realizado pelo SECONCI-NORTE PR em 2013 foi significativo: 53.366 atendimentos. E, em 2014, este total foi ainda maior: 60.176 atendimentos, entre consultas, exames e treinamentos realizados.
Esta retrospectiva mostra a execução sólida de nossos projetos e, ainda, o resultado da eficácia de nossa visão profissional e estratégica em relação à responsabilidade social na Construção Civil, visto como um investimento na qualidade de vida do trabalhador que se traduz em melhoria e produtividade do setor.
O desafio para 2015 será melhorar ainda mais nossos resultados, conseguir novas parcerias e fortalecer as antigas. Buscar novos serviços e produtos, atingir mais empresas e empregados, criar novas unidades. Enfim, proporcionar ainda mais benefícios para a indústria, por meio do atendimento qualificado ao trabalhador, para a melhoria na condição de vida.
Os empresários do setor da construção civil, que custeiam integralmente estes atendimentos, estão cada vez mais convencidos de que o investimento em uma melhor assistência ao trabalhador se transforma em beneficio também às empresas, às famílias dos trabalhadores e à sociedade de modo em geral.