Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
2 Aug
2021

Custo da Construção continua em alta no início do ano

Publicado em
2 Aug
2021
Custo da Construção continua em alta no início do ano

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou alta de 0,89% no mês de janeiro. A última vez que o referido indicador de custos setorial apresentou aumento nesta proporção, no primeiro mês do ano, foi em 2012. “Vale destacar que desde julho do ano passado o INCC/FGV vem registrando elevações mais acentuadas”, menciona a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

De acordo com o INCC, divulgado nesta sexta-feira (05) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o custo com a mão de obra registrou incremento de 0,55%, maior alta desde julho de 2020 (1,37%). Dentre as capitais pesquisadas, Belo Horizonte (+3,72%) e Salvador (+0,67%) foram as que demonstraram as maiores elevações.

Já o custo com materiais e equipamentos continuou apresentando aumento expressivo. “Desde julho do ano passado as elevações desse custo têm preocupado o setor construtor e prejudicado o maior incremento em suas atividades”, ressalta a economista.

A alta observada foi de 1,37% e, apesar da variação ser a menor desde julho de 2020, foi a maior para um mês de janeiro desde 2003.

Considerando os últimos 12 meses (fevereiro/20-janeiro/21), o custo com materiais e equipamentos aumentou 20,31%. Destaque para:















Vasconcelos ressalta que, conforme a Sondagem da Indústria da Construção da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, o primeiro lugar no ranking de principais problemas enfrentados pelo setor, no quarto trimestre/20, foi a falta ou alto custo da matéria-prima.

O percentual de empresas da construção que enfrentam o problema subiu de 39,2% para 50,8% entre o terceiro e o quarto trimestre, um avanço de 11,6 pontos percentuais, o que é muito relevante.

Na avaliação de Vasconcelos, a continuidade dos aumentos expressivos nos preços de seus insumos gera muita preocupação. “A construção está contribuindo para melhorar o cenário econômico nacional. O País precisa que as atividades do setor continuem avançando”, diz.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental