Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
13 Aug
2021

DER lança edital de duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra

Publicado em
13 Aug
2021
DER lança edital de duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra

Imagem Gilson Abreu

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) lançou nesta sexta-feira (13) o edital da obra de restauração e duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, um investimento estimado de R$ 217.311.082,20.

“Londrina e a região Norte não podem mais esperar. Estamos lançando o edital da duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, um investimento incrível de mais de R$ 200 milhões, que traz segurança, agilidade e o potencial para tornar a rodovia, já a principal ligação entre Londrina e Curitiba, em um corredor logístico da região Norte”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“E esta é apenas a primeira de duas obras que vamos realizar nesta rodovia. Já estamos trabalhando para lançar o edital que vai concluir a duplicação, entre Lerroville e Irerê, um trecho de 23 quilômetros, integrado com o seguinte, até Londrina, já inteiramente duplicado”, complementou.

Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.

OBRA– Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.

Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

“Contratamos a elaboração do projeto executivo de engenharia dessa duplicação no ano passado, com o cuidado de dividir a iniciativa em dois subtrechos, devido ao seu porte. Isso nos permite já dar continuidade e licitar a obra do primeiro subtrecho, entre Mauá da Serra e Lerroville, cujo projeto está pronto, para na sequência licitar Lerroville a Irerê, com o projeto sendo finalizado”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “A gestão das duas obras será realizada pelo DER, o que garante a execução dos serviços simultaneamente, sem discordâncias”.

O prazo para concluir a obra é de 18 mesesapós assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.

A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os recursos da obra são do programa Avança Paraná.

Fonte: AEN

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental