Notíciais
21 May
2024

Startups do Construhub ingressam em aceleradora nacional

Publicado em
21 May
2024
Startups do Construhub ingressam em aceleradora nacional

Marketplace voltado para sobras de obra e software para varejo e logística entram para o Inovativa

As startups do Construhub - Sinduscon PR Norte – S’Obra e FABRA – estão em processo de aceleração no hub Inovativa, uma plataforma aceleradora de atuação nacional que promove oportunidades para negócios inovadores.

O ingresso dos projetos foi garantido após a aprovação em seleção que ocorreu em março. Desde então, as startups, que se graduaram no terceiro ciclo de incubação do Construhub, passam por atividades na aceleradora e têm a expectativa de se conectarem com investidores interessados nas soluções que estão em fase de validação.

A Startup S’Obra atende 5 das ODS

A arquiteta Cláudia Helena Meyer, uma das seis fundadoras da startup S’Obra – O brechó da sua obra, conta que o projeto está crescendo na aceleradora, pois segue as práticas do ESG (Ambiental, Social e Governança).

“A solução atende cinco ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil) da ONU. Isso é muito importante e é um projeto de impacto. O cuidado com o meio ambiente, a redução do impacto climático e a promoção da economia circular são os principais objetivos da startup”, conta Cláudia.

A solução do S’Obra é um marketplace destinado para a comercialização das sobras de materiais de construção das obras, promovendo a conexão de pessoas e proporcionando negócios com melhores preços, para quem deseja adquirir insumos para reformar ou realizar pequenas obras.

“Como todas nós trabalhamos como arquitetas e acompanhamos obras, percebemos a quantidade de material que é descartado e pode ser reaproveitado, sem necessariamente passar por reciclagem. A ideia é promover o reaproveitamento com a realocação destes materiais, sejam eles novos ou seminovos. Vimos uma possibilidade de comercialização e rentabilidade com essas sobras”, resume Cláudia.

Além da compra e venda, o S’Obra pretende atuar com programas de assinaturas ofertados aos lojistas parceiros que farão anúncios de produtos e promoções. A solução está sendo validada, o site já está em funcionamento e o objetivo da startup agora é captar leads e possibilitar a mudança de comportamento das pessoas incentivando o reuso e a reutilização das sobras de obra.

FABRA, uma Fábrica de Softwares

O founder da FABRA, que é uma das startups do Construhub, AlIison Willian de Godoi Candido, conta que o projeto selecionado pela Inovativa tem como público alvo empresas das áreas do varejo, logística e saúde. O Smart E-Tag faz o etiquetamento eletrônico, substituindo as etiquetas de papel por um display, o que reduz o custo da operação, acelera os processos de logística e evita a confusão de informações nos comércios e indústrias. A troca das informações no display é feita pelo celular ou computador. No Inovativa, Allison conta a rotina de atividades e avaliações.

“Estamos passando por mentorias individuais e coletivas, participando da primeira fase em que todas as atividades geram pontos. Vamos apresentar novamente nosso pitch e sermos avaliados”

Fundada em 2022, a FABRA é uma fábrica de softwares, um desafio na carreira de Allison que se encontrou no empreendedorismo. Hoje a startup trabalha em diversos projetos. Duas soluções já foram incubadas no Hub, entre elas o Facility SST, checklist fácil para saúde e segurança do trabalho.

“Criamos um checklist eletrônico, que o técnico de segurança pode fazer via web, app mobile. O checklist é personalizado, o sistema identifica cada NR (Norma Regulamentadora) e já traz toda a parametrização automaticamente”, conta Allisson.

Conquistas contam com o apoio do Hub

Os fundadores das startups reconhecem o Construhub como um agente de grande relevância no processo de desenvolvimento de suas soluções.

“Participar do Construhub despertou para aprendermos mais sobre processos. Ainda temos atendimento por mais seis meses e continuamos ativos na comunidade. Em todas as oportunidades possíveis, onde nossa ideia se encaixar, iremos aproveitar”, comenta Cláudia sobre a participação em editais de inovação.

“O hub foi muito importante. Uma redescoberta, uma virada de chave. Descobri outras skills que possuo. Além do networking qualitativo e quantitativo”, finaliza Allison.

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

Sinduscon reinaugura sede da entidade
20 May
2022

Sinduscon reinaugura sede da entidade

Após seis meses em obras, sede foi entregue durante solenidade que contou com divulgação de pesquisa...
Fundador da Quadra Construtora, Luiz Carlos Moro Pires, recebe honraria na Câmara Municipal de Londrina
21 Nov
2022

Fundador da Quadra Construtora, Luiz Carlos Moro Pires, recebe honraria na Câmara Municipal de Londrina

Empresa responsável pela construção de mais de 60 edifícios é associada ao Sinduscon
Ideathon, batalha e exposição de startups: programação ligada ao Construhub enriquece Construtech 2023
30 Oct
2023

Ideathon, batalha e exposição de startups: programação ligada ao Construhub enriquece Construtech 2023

Solução que envolve o cliente no processo da obra foi a vencedora da maratona de ideias, equipe tem ...