Vereadores de Londrina engrossam o coro contra novo modelo de pedágio

Os três vereadores da comissão especial criada pela Câmara de Londrina para acompanhar as discussões em torno do novo modelo de pedágio no Paraná participaram nesta quinta-feira (11), no Parque de Exposições Ney Braga, de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para debater o encerramento dos atuais contratos e a futura proposta para as concessões das rodovias paranaenses.
O novo sistema, elaborado pelo governo federal, foi criticado por vereadores, deputados e membros da sociedade civil, principalmente por prever na licitação o critério de desempate por outorga onerosa. Os participantes da audiência também criticaram a previsão de instalação de uma praça de pedágio na PR-445, na altura do Km 57. Segundo o deputado estadual Tercílio Turini (CDB), a praça ficará próxima à Eletrosul, em trecho que liga o perímetro urbano de Londrina a vários distritos do município, como Irerê e Paiquerê.
"É unânime que esse contrato não é o ideal, com essa outorga onerosa, que aumentará o pedágio", afirmou o vereador Fernando Madureira (PTB), que preside a comissão especial da Câmara. O grupo é formado ainda pela vereadora Lenir de Assis (PT), relatora da comissão, e pelo vereador Beto Cambará (Podemos), membro. O novo modelo aumentaria em 33% os quilômetros sob concessão e em 55% o número de praças de pedágio.
O grupo solicita, entre outras alterações, que a licitação das concessões seja apenas pelo menor preço das tarifas de pedágio. Hoje, das dez tarifas mais altas do Brasil, quatro estão no Paraná: Jataizinho (R$ 26,40), Jacarezinho (R$ 24,40), São José dos Pinhais (R$ 21,70) e Sertaneja (R$ 21,10). Presidente da Câmara de Londrina, o vereador Jairo Tamura (PL), ressaltou as diferenças entre os preços cobrados no Paraná e os praticados em outros estados. "Vamos comparar com Santa Catarina, onde se cobra cerca de R$ 5 por praça de pedágio. Contamos com o apoio de cada um de vocês, deputados, e espero muito que a sociedade participe dessa discussão", afirmou.
Criada no dia 2 de fevereiro, a comissão especial da Câmara sobre o pedágio tem como objetivo acompanhar as discussões estaduais sobre o novo modelo de concessão das rodovias no Paraná, incluindo os debates promovidos pela AL.
Fonte: Folha de Londrina
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