Notícias
Startup centrada em mão de obra feminina fecha parceria com Mercure Tintas para MVP
Startup centrada em mão de obra feminina fecha parceria com Mercure Tintas para MVP
04/09/2023

A fundadora da startup, Amanda Ferraz, com o coordenador do hub, Murillo Braghin

 

Solução incubada no Construhub, em Londrina no Paraná, irá capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para prestação de serviços em obras

 

A startup Manas na Obra, integrante do Construhub do Sinduscon Paraná Norte, contará com o know-how da empresa Mercure Tintas para validar o MVP (Mínimo Produto Viável). A solução inovadora – que passou pelo segundo ciclo de incubação do hub – é centrada na prestação de serviços de mão de obra para a construção civil. O diferencial é o trabalho ser focado exclusivamente em mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade, capacitadas com treinamento próprio da startup. Nas etapas do negócio estão a captação das colaboradoras, o encaminhamento para cursos, a capacitação específica da Manas na Obra e a entrada no mercado de trabalho.

“Cada dia mais eu me surpreendo com a aderência do público feminino e a vontade de fazer a diferença. Em muitos casos observamos que a mulher tem a tendência de validar os processos, passo a passo, sem eliminar etapas. E teremos maleabilidade para trabalhar com essas mulheres, um trabalho que precisa ser detalhado e detalhista”, afirma a fundadora da startup e arquiteta, Amanda Ferraz, que decidiu inovar com base em uma experiência pessoal: a dificuldade em contratar serviços de qualidade para execução dos projetos.

Para observar a adesão dessas mulheres ao mercado de trabalho, a startup vai validar o MVP neste mês – e é nessa etapa que a Mercure Tintas entra como parceira. A Manas na Obra já fez a captação das mulheres e ministrará um curso de pintura em duas datas distintas. Até quinze mulheres devem participar do treinamento. Após a capacitação, será mensurado o percentual que irá para o mercado de trabalho e as profissionais seguem para um estágio, com a finalidade de ganhar experiência.

“Nós apresentamos nosso modelo de negócio, a Mercure Tintas acreditou e quer fazer parte. A empresa entrou na parceria fornecendo o material e nos ajudando com um técnico, que vai explicar as características específicas do produto”, explica a empreendedora.

A startup ingressou no Construhub através do Programa de Incubação, que conta com metodologia desenvolvida juntamente com o Sebrae/PR. Em agosto, a Manas na Obra finalizou a jornada de conhecimento, que durou seis meses.

“A parceria é um indicativo de que a startup realmente tem um bom produto. É o que buscamos no hub, que grandes empresas conheçam as startups, vejam que são soluções incríveis e se envolvam nesses momentos, como na construção do MVP” explana o coordenador do Construhub, Murillo Braghin. 

“Dentro dos modelos de parcerias e investimentos em startups temos o Smart Money, que não é somente o recurso financeiro, mas também as empresas darem oportunidades para as startups testarem os seus MVPs, pilotarem, fazerem avaliações e com isso corrigirem os erros de forma rápida. E assim, conseguir também evoluir em abertura de mercado”, afirma o consultor do Sebrae/PR e mentor do Construhub, Rubens Negrão.

 

Lado social

A Manas na Obra trabalha com o princípio de contribuir com a redução da desigualdade de gênero. Na construção civil atualmente apenas 10% dos colaboradores são mulheres. Outro ponto é oportunizar mais dignidade e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para validar o MVP, a Manas na Obra conta com o apoio do Centro Esperança Por Amor Social (CEPAS), que presta assistência social e profissionalizante em diferentes bairros de Londrina. O treinamento será na região norte de Londrina, no bairro São Jorge, em uma unidade da entidade.

 

Sobre o Construhub-Sinduscon PR Norte

O Hub de inovação do Sinduscon Paraná Norte é um habitat voltado ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para o setor da construção civil. Fundado em 2022 conta com 28 startups em seu portfólio. Atua em diferentes esferas ligadas à inovação, como a capacitação de empreendedores através do Programa de Incubação e a conexão com players de mercado e especialistas da academia. Para as startups o Construhub oferece suporte através de incubação e mentoria, fomenta ideias, parcerias e investimentos. Além disso, promove ações com intuito de desenvolver uma cultura de inovação nas empresas do setor.

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text