Notícias
Mulheres despontam no mercado da construção civil
Mulheres despontam no mercado da construção civil
08/03/2023

Crescimento da participação das mulheres em áreas como inovação e em cursos de capacitação para atuar em obras é perceptível em ações do Sinduscon Paraná Norte

 

A presença da mulher no mercado da construção civil é cada vez mais sólida e constante. Dados recentes do Ministério do Trabalho (RAIS) apontam o crescimento da mão de obra feminina no setor no País: entre 2006 e 2021, o salto de mulheres atuando no segmento foi de 131% - de 108,2 mil para 250,9 mil em exatos 15 anos. Em Londrina, o Sinduscon Paraná Norte, entidade que representa essa indústria, acompanha a evolução em diferentes áreas: dos cargos de liderança da entidade e em ações de inovação e iniciativas de capacitação.

Em 2023, a entidade iniciou uma nova gestão com um marco histórico – a liderança de mulheres nos principais cargos de diretoria, com a engenheira civil Celia Catussi, na presidência, e a empresária Roberta Costa Alves Nunes Mansano, como 2ª vice-presidente.  

O Programa de Incentivo à Capacitação de Mão de Obra – Você Construtor, lançado há pouco mais de um mês pelo Sinduscon e parceiros, que oferece oficinas para o ingresso de trabalhadores nos canteiros de obras, é outra evidência dessa transformação do mercado. A entidade que estimula a participação feminina comemora os números, de 36 formados, 17 são mulheres, ou seja, 47% dos alunos.

Uma área em que a liderança feminina é notável é a da inovação. No Construhub do Sinduscon Paraná Norte, cinco startups têm mulheres a frente dos trabalhos. Nos dois ciclos de incubação os projetos apresentados pelas empreendedoras são vastos: materiais inovadores (cimento de alta performance), impressão 3D, software para projetos, capacitação de mão de obra e gestão de condomínios estão entre as soluções.

Para a presidente da entidade, Celia Catussi, a participação das mulheres no avanço da inovação no setor ainda é um desafio, contudo com grandes oportunidades. “Como a construção civil é um dos setores da economia com menor índice de inovação, estar participando ou criando ideias inovadoras é demonstrar a capacitação da mulher também neste setor importante da economia”

A arquiteta e urbanista Luana Toralles Carbonari uniu forças com a mãe, a docente e engenheira civil Berenice Toralles, para criar a startup Ecoshelter. A empresa inovadora aposta nas moradias impressas em 3D e objetiva fornecer soluções de habitação para pessoas em situação de vulnerabilidade e para os setores do agronegócio e construção civil.

“A garra feminina, que sabemos que existe, tem contribuído muito com a inovação. Senti isso quando eu e minha mãe entramos no hub para começar uma startup com uma tecnologia inovadora, que vai ter dificuldades para ser implantada, mas sempre fomos atrás. Estamos no processo, mas muito esperançosas em conseguir desenvolver isso”, conta Carbonari.  

Para ela, a presença das mulheres nesse movimento de inovação da construção civil é crescente. “Como a participação sempre foi muito masculina, tem muito espaço para mulher conquistar e muitas posições de liderança e na inovação. Vejo um futuro bem promissor”, salienta.

Já a história da criação da startup com solução voltada para a gestão de condomínios está ligada com a vivência da empreendedora Gracinda Belo. Ela observou uma dor de mercado ao se tornar síndica e, a partir de então, decidiu investir em uma tecnologia inovadora para essa área.

“Com a startup ofereceremos soluções, mediante módulos de gestão, para outros condomínios e outros parceiros afins, em diversas áreas e de forma específica a sua necessidade. Desde administração, gestão financeira, jurídica e em manutenções. Além de atuar diretamente na implantação e constituição de condomínios e associações”, esclarece a profissional.

 

O Construhub do Sinduscon Paraná Norte

O Hub de Inovação do Sinduscon Paraná Norte é um habitat voltado ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para o setor da construção civil. Atua com a capacitação de empreendedores, conexão com players de mercado e especialistas da academia. Oferece suporte para startups em diferentes fases, através de programa de incubação e mentoria, fomentando ideias, parcerias e investimentos. Além disso, promove eventos e programas de inovação com intuito de desenvolver uma cultura de transformação nas empresas do setor.

Programa Você Construtor

O Programa de Incentivo à Mão de Obra é uma iniciativa do Sinduscon Paraná Norte em parceria com as seguintes entidades: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção), Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda, Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina) Cepas (Centro Esperança Por Amor Social) e Secretaria Municipal da Mulher. Através de oficinas em oito eixos (alvenaria, reboco, azulejos e pisos, carpintaria, pintura, impermeabilização, hidráulica e elétrica), com duração de 20 horas cada, os alunos recebem noções básicas sobre áreas do setor da construção civil.

 

 

 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text