Notícias
Alunos da primeira turma do Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros contam dos benefícios da capacitação
Alunos da primeira turma do Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros contam dos benefícios da capacitação
15/09/2023

Turma do Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros durante aula da professora Tatiane Cristine Correia Neves (na foto Tatiane é primeira da esquerda para direita)

 

Empreiteiros aprendem conteúdos que ajudam no planejamento do negócio; módulos foram desenvolvidos com base nas demandas das construtoras

 

A turma inaugural do Curso de Gestão Empresarial para Empreiteiros do Sinduscon Paraná Norte, com metodologia inédita no Paraná, está há quase dois meses com aulas regulares às terças e quintas-feiras. Os 23 empreiteiros que participam do curso já atuam no mercado e prestam serviço para construtoras de Londrina em áreas distintas como acabamento, marcenaria e limpeza de obra. A capacitação é uma parceria entre Sinduscon Paraná Norte e Senai Londrina e tem o objetivo de elevar o nível técnico dos prestadores de serviços e atingir um padrão de excelência nas obras.

“Além do conhecimento agregado, os empreiteiros formados terão direito a um selo, uma certificação que irá destacá-los dos demais profissionais que atuam no setor”, explica a presidente do Sinduscon, Celia Catussi.

Professora com 15 anos de experiência na área de administração de empresas, Tatiane Cristine Correia Neves, dá aulas de gestão de pequenos negócios para a turma e faz um balanço desse período de aprendizado e atualização profissional dos empreiteiros.  

“Temos trabalhado a questão do planejamento, da estrutura do negócio. Esse olhar mais atento como de um empresário, um empreendedor de fato e não somente como uma pessoa dentro do operacional. O objetivo é que eles tirem um pouquinho o olhar do operacional e vejam o negócio deles, como um negócio de fato”.

Ensino que tem dado frutos, desde o início da capacitação os empreiteiros já conseguem enxergar mudanças ao realizar tarefas cotidianas.

Com um negócio na área da carpintaria, Leila Rosinete Mantovaneli Mantovi cuida da parte administrativa, enquanto o marido trabalha nos canteiros. Ela conta que nunca havia feito um curso específico para empreiteiros e tem aprendido bastante.

“Eu gostei muito porque às vezes não trabalhamos com um planejamento, vamos fazendo as tarefas conforme as coisas vão aparecendo no dia a dia. Mas aqui entendemos que precisamos planejar mais”.

O conteúdo de precificação dos serviços prestados foi um tema que chamou a atenção de Leila.

“Fizemos os cálculos dos impostos. O professor explicou, fez as contas, mostrou como saber o valor da nossa hora de serviço. É interessante fazer assim na prática”, completa.

 

Leila Rosinete Mantovaneli Mantovi, empreiteira na área de carpintaria e aluna do curso

 

O empreendedor Albert Marier Giro, trabalha com prestação de serviços no ramo de acabamento. O empreiteiro relata que há tempos esperava por uma iniciativa como essa, que trouxesse aprimoramento especificamente para quem atua na construção civil.

“Eu tenho uma formação técnica em edificações, mas estamos sempre em busca de agregar conhecimentos (...) Logo apareceu esse curso, através do Sinduscon, e assim que eu recebi o convite eu já me prontifiquei”.

O cálculo da hora de trabalho também agregou conhecimento para Giro.

“A primeira disciplina que nós tivemos de como calcular uma hora de serviço, eu era bem leigo nisso. Então, essa matéria foi muito importante”, explica.

  

Albert Marier Giro, empreiteiro na área de acabamento e aluno do curso

 

Já o que chamou a atenção do Rodrigo de Carvalho Teixeira, que tem um negócio no ramo de limpeza fim de obra e marcenaria, foram os ensinamentos jurídicos.

“Aprendemos o planejamento, gestão e ainda os conteúdos do direito. Estamos aprendendo vários temas no curso, o que é importante, porque no dia a dia focamos muito na obra e acabamos esquecendo da administração”.

Rodrigo de Carvalho Teixeira, empreiteiro na área de limpeza fim de obra e marcenaria e aluno do curso

 

Conteúdo Programático

O curso tem carga horária de 68 horas e ementa criada com auxílio das empresas, que apresentaram suas principais demandas. Seis pilares de conteúdo que abrangem gestão e pequenos negócios, tipos e modalidades de contratos, noções de recursos humanos, folha de pagamento, convenções coletivas, controle financeiro, processos de faturamento, jornada de trabalho, avaliação de desempenho e segurança do trabalho compõem o currículo.

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text