Notícias
Com contratos com município de MT e Ibratin Tintas, Startup Pilar I9 vislumbra crescimento para 2024
Com contratos com município de MT e Ibratin Tintas, Startup Pilar I9 vislumbra crescimento para 2024
19/12/2023

Os sócios Matheus Resquetti Felippe e  Alvaro Phillipe Tazawa Delmont Pais

O planejamento contempla dobrar a equipe de profissionais e investir mais em feiras para prospecção de novos negócios

 

O fechamento de dois contratos inaugura um novo capítulo na história ainda recente da startup Pilar I9, que integra o portfólio do Construhub – Sinduscon PR Norte. A empresa inovadora – que oferece uma plataforma de gerenciamento de tarefas e comunicação integrada ao Whatsapp, especializada em times em campo – conquistou grandes clientes neste ano: opera atualmente na Prefeitura de Tangará da Serra (MT) e com a empresa Ibratin Tintas e Texturas, de Franco da Rocha (SP). Os novos negócios incrementaram o tíquete médio das mensalidades em quatro vezes.  O contato aconteceu durante este ano na FEICON – feira do setor de construção civil e arquitetura da América Latina.

“Essa validação, a partir dos contratos fechados na feira, vem pra mostrar que existe uma relação entre o dinheiro investido nesse tipo de prospecção e resultados. Por isso, nossa meta é alavancar mais tempo e recursos humanos para ter o retorno em novos contratos. Pretendemos dobrar o time comercial e de desenvolvimento”, conta o founder, Alvaro Phillipe Tazawa Delmont Pais. 

A startup atua tanto no setor da construção civil quanto no varejo. No caso da Prefeitura de Tangará da Serra, a tecnologia veio para solucionar a gestão de manutenções preventivas e manutenções corretivas. 

“Hoje cada secretário, chefe de departamento, pede uma solicitação de manutenção do seu prédio e estabelecimento através do nosso sistema. O secretário envia o problema, digamos um vazamento que está ocorrendo. Através de uma conversa no WhatsApp com nosso chatbot são incluídas todas as informações daquela ocorrência. Os dados vão para nossa plataforma, que envia uma notificação para o responsável pela execução daquela tarefa”, resume Pais.

Já no caso da Ibratin, a tecnologia foi implantada no SAC, gerando uma mudança no perfil de atendimento. Anteriormente o atendente preenchia os dados de forma manual, com a implantação do sistema a solicitação do cliente entra pelo WhatsApp, por meio do chatbot e é inserida na plataforma automaticamente O cliente recebe atualizações sobre o tratamento da solicitação durante todo o processo. As visitas aos clientes também foram sistematizadas através dos relatórios emitidos pela plataforma da Pilar I9

Relação estreita com o Construhub

Há três anos a startup Pilar I9 começou a dar os primeiros passos, quando o professor acadêmico Álvaro Pais e o sócio Matheus Resquetti Felippe decidiram apostar na ideia mesmo em plena pandemia. Ainda em 2020 eles estreitaram relações com o Construhub, que na época operava de forma online. No hub os empreendedores receberam acolhimento e oportunidades, como de apresentar a solução para construtoras associadas. Através da entidade conquistaram o primeiro cliente, a Tekenge Engenharia, empresa que tem o Diretor de Inovação do Sinduscon e mentor do hub, Ricardo Gharib, como sócio diretor da construtora.

“Eu conheço o Murillo Braghin (coordenador do hub), desde a Construtech Week de 2020. Foi lá o primeiro contato que eu tive com o Ricardo Gharib e ele tem sido um grande mentor para o nosso time. Além disso, tem toda essa parte de relações pessoais, conexões com grandes players do mercado da região, o que para nós é muito legal, funciona muito bem”, relembra Pais.

De acordo com Ricardo Gharib, na Tekenge, que mantém um contrato para manutenção de 300 prédios públicos da Prefeitura de Londrina, a Pilar I9 auxiliou no gerenciamento dos chamados e organização dos atendimentos. 

“Recebemos solicitações de escolas, de postos de saúde e precisamos distribuir todos os chamados entre as várias equipes que temos. A Pilar I9 vem justamente para organizar essas informações e distribuir entre as equipes, sem que uma chamada fique esquecida. Com a tecnologia dá para organizar isso de uma forma em que se torna possível prestar atendimento para todos, inclusive gerando históricos de atendimento”, explica Gharib.

Além das conexões com players de mercado, o Construhub também tem sido útil para a startup pelas parcerias e serviços prestados.

“Para esse contrato com a Prefeitura de Tangará da Serra, por exemplo, utilizamos a parte de assessoria jurídica do Construhub para revisar os contratos e dar a segurança para fechar o negócio”, finaliza Álvaro Pais. 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text