Notícias
Palestra com com a profª dra. Juliana Suzuki conta a trajetória do Cine Teatro Ouro Verde
Palestra com com a profª dra. Juliana Suzuki conta a trajetória do Cine Teatro Ouro Verde
26/09/2022

Imagem: Londrina Cultura

Dentro da programação da edição especial do circulasons – 70 anos do Teatro Ouro Verde | Semana Arrigo Barnabé, no dia 29 de setembro às 16h está agendada a palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: A trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, com a profª dra. Juliana Suzuki. O evento será no Teatro Ouro Verde com entrada gratuita, basta retirar o ingresso no dia do evento.

Durante a palestra, Juliana Suzuki apresentará o projeto da edificação, de autoria dos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Relata a trajetória da construção e o uso ao longo dessas sete décadas. Aborda características físicas, espaciais e estéticas, que tornaram o edifício um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna no Paraná. Discute o papel do Cine Ouro Verde como exemplar fundamental para a história da cidade, bem como para os londrinenses, justificando sua reconstrução após o incêndio de 2012. A apresentação prossegue com retorno do Ouro Verde à paisagem de Londrina, em sua reinauguração, em 2017.

“O Ouro Verde integra um conjunto de obras projetadas por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi em Londrina, na década de 1950. Do ponto de vista arquitetônico, materializa o desejo da sociedade londrinense de inserir-se em um cenário nacional de modernidade, ou seja, demonstrar que a cidade estava alinhada com o espírito progressista da época”, reforça Juliana Suzuki.

Juliana Suzuki é arquiteta formada pela UEL, doutora pela FAUUSP, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, professora do curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá e da UEL.

Um pouco sobre Artigas e Cascaldi

O curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985) era formado em engenharia e arquitetura pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), em 1937. Sua obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. É considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra lá realizada, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos.

O arquiteto Carlos Cascaldi (1918 - 2010) foi aluno de Vilanova Artigas na Politécnica e, depois, tornou-se sócio em seu escritório nos anos 1950. Juntos, Artigas e Cascaldi projetaram vários edifícios públicos e privados na cidade de Londrina e no estado de São Paulo. Entre os projetos relevantes de Carlos Cascaldi está a FAU USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

Circulasons

Com uma programação especial, com parte dela gratuita, a 3ª edição do projeto circulasons apresenta, de 26 de setembro a 01 de outubro, uma mostra de cinema, lançamento de livro, palestra, bate-papo e o show Clara Crocodilo, com Arrigo Barnabé, a cantora e compositora Tetê Espíndola e a banda londrinense Aminoácido, que assina os arranjos dessa obra, um marco na história da música do Brasil.

Os ingressos para o show Clara Crocodilo estão à venda exclusivamente pela plataforma Sympla e estão disponíveis no valor de R$100 (R$ 50 meia) - as taxas de serviço de 10% da sympla estão embutidas no valor final do ingresso. Link: https://bit.ly/circulasons2022 

 

Serviço:

Dia 29 quinta-feira

Palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: a trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, com a profª dra. Juliana Suzuki  

Horário: 16h

Local: Teatro Ouro Verde

Gratuito

 

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text