Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
12 Nov
2021

Atuação da CBIC viabiliza prorrogação da desoneração da folha por mais 2 anos

Publicado em
12 Nov
2021
Atuação da CBIC viabiliza prorrogação da desoneração da folha por mais 2 anos

A desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia será prorrogada por mais dois anos. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (11). O benefício, que acabaria este ano, visa evitar a demissão dos setores que mais empregam no país, entre eles a construção civil.

Atuando de forma ostensiva sobre o tema, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou diversos encontros com integrantes do Executivo e do Legislativo para garantir a prorrogação da medida. Nas últimas semanas o presidente da entidade, José Carlos Martins, se reuniu com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. “Essa vitória é fruto de um trabalho intenso da CBIC em parceria com outras entidades. A CBIC está junto com a população e também com aquele que produz e gera emprego”, destacou Martins.

A desoneração beneficia as empresas por reduzir o pagamento de encargos trabalhistas. O benefício permite substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos funcionários por uma alíquota que vai de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto.

O Congresso Nacional também se debruça sobre a matéria. Tramita na Câmara o projeto de lei (PL) n° 2541, de 2021, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB). A proposta, contudo, prorroga a desoneração por um período maior, até 2026. Nesta quarta-feira (10), o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) parecer favorável ao projeto de lei.

Debate no Quintas da CBIC

No final do mês de setembro, alivesemanal Quintas da CBIC recebeu o deputado Efraim Filho e o relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), deputado Jerônimo Goergen (PP/RS).

Durante alive, o autor do PL destacou ser equivocada a determinação de que quem oferece mais emprego, paga mais imposto. “Isso desconstrói, está errado, é contraproducente. Isso desestimula os setores a pensarem em ampliar suas atividades, em fazer novas contratações, porque o peso da carga tributária – que já é extremamente pesada sob os ombros de quem produz no Brasil – fica cada vez mais exorbitante”, disse.

Fonte: CBIC

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental