Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
15 Jul
2021

Londrina volta a ter esperança na disputa pela Escola de Sargentos

Publicado em
15 Jul
2021
Londrina volta a ter esperança na disputa pela Escola de Sargentos

Assessoria Deputado Federal Filipe Barros

Depois que o Exército anunciou que apenas três dos 16 municípios que se dispuseram a sediar a nova Escola de Formação de Sargentos seguiam na disputa, Londrina retomou a perspectiva de sediar a instituição de ensino militar. Até então a definição do local estava prevista para ser anunciada até agosto e estavam na disputa Ponta Grossa (Campos Gerais), Santa Maria (RS) e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (PE).

Tentando reverter esse quadro, uma comitiva de lideranças políticas e empresariais londrinenses se reuniu nesta quarta-feira (14) com o Alto Comando do Exército, no Ministério da Defesa em Brasília.

O reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, que participou da reunião, disse que o encontro foi positivo. “Deixamos claro que já temos solução para disponibilizar os 2,5 mil alqueires necessários para instalação da Escola de Sargentos. A parte financeira para aquisição da área está resolvida, o que representa um grande passo para Londrina pleitear o empreendimento”, disse o reitor.

Ferreira destacou que o Alto Comando do Exército, representado pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi "muito receptivo" à proposta de Londrina. “A reunião reacendeu a esperança, tanto que a decisão sobre a futura sede da Escola de Sargentos foi postergada para outubro”, informou.

Anteriormente, o anúncio do município escolhido estava programado para agosto. De acordo com ele, outra boa notícia é que houve uma manifestação da AGU (Advocacia-Geral da União) dizendo que é possível separar uma área de terras em Londrina para a escola com agilidade.

“Londrina está perfeitamente enquadrada para receber o empreendimento, atendendo todos os requisitos analisados pelo Alto Comando”, destacou Ferreira, que ressaltou que o Exército deve vir a Londrina no dia 14 de agosto para fazer uma vistoria na cidade.

Outro participante da reunião foi o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil Paraná Norte ), Sandro Nóbrega. "Vamos lutar até o último minuto para que essa escola superior vá para Londrina. Nós vamos ter melhoras na questão do emprego da nossa cidade. Vamos ter prosperidade para a população e nós queremos essa qualificação toda para nós. É uma escola de ensino superior"

A presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Marcia Manfrin, considerou a reunião "produtiva". "Enquanto o Exército não tomar uma decisão, não vamos desistir. A Escola de Sargentos é importante para o desenvolvimento da nossa cidade porque vai receber aproximadamente 5 mil alunos que vão estabelecer residência e usufruir de toda a estrutura da cidade, injetando recursos importantes na economia local”.

O diretor presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Antonio de Oliveira Sampaio, a instalação da Escola do Exército na cidade é "muito relevante, então essa é uma das razões principais por que muitas cidades estão lutando por ela". "É uma coisa tão boa que muita gente quer e está sendo bem disputada e tem mesmo que ser assim. Cada cidade vai lá lutar pelos seus interesses. Isso é justo e é válido."

O presidente da Aapomil (Associação de Apoio aos Policiais Militares de Londrina e Região), Raul Vinícius Alves Babugia, ressaltou que a capacitação das Forças Armadas, assim como a capacitação de qualquer servidor, é extremamente importante. "A partir do momento que você centraliza aqui na cidade de Londrina uma escola dessas, você vai atrair mais pessoas, vai atrair famílias e vai movimentar economicamente a cidade", destacou.

Lúcio Kamiji, vice-presidente do TI (Sindicato da Indústria da Tecnologia da Informação) Paraná, afirmou que consultou a diretoria sobre o tema. "Disseram que estamos no páreo e que pode ser que consigamos ter a escola aqui ainda", apontou.

O deputado federal Filipe Barros (PSL) ressaltou que a reunião no Ministério da Defesa sobre a possibilidade da vinda da Escola de Sargentos a Londrina foi "extremamente positiva". "O objetivo da reunião foi demonstrar que Londrina tem os melhores índices técnicos e os melhores números e é certamente a melhor cidade em todos os aspectos para receber a Escola de Sargentos."

Sobre a área que seria destinada pela AGU, Barros explicou que o advogado-geral da União, André Mendonça, que foi recentemente indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à cadeira do Supremo Tribunal Federal, vai ajudar a viabilizar a área.

"Ele (Mendonça) iniciou a carreira em Londrina e tem nos ajudado muito nesse processo de escolha do Exército para que Londrina seja a nova sede da Escola de Sargentos. Nesse contexto, o ministro André Mendonça colocou o doutor Tércio Tokano, Advogado Geral Adjunto da União, na reunião e é ele quem vai cuidar de toda a parte jurídica e viabilizar a parte jurídica com o Exército", destacou.

"O doutor André Mendonça deixou claro o carinho que tem com a cidade de Londrina e é um grande entusiasta da nossa cidade, que vai fazer o possível para apoiar Londrina e dará segurança jurídica que o Exército precisa para tomar a decisão", declarou Barros.

A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) apoia a vinda do investimento para o Paraná, mas não se posicionou no momento em relação ao local que deve recebê-lo. Já o governo estadual afirmou por meio de sua assessoria que não tem influência alguma no processo e que é o Exército que seleciona as cidades finalistas.

O investimento estimado na instalação é de cerca de R$ 1 bilhão. Depois de pronta, a escola formará 2,5 mil sargentos por ano e reunirá na cidade-sede um grande número de oficiais, instrutores e familiares, com movimentação de R$ 7 bilhões no período de 10 anos.

Fonte: Folha de Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental