Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
5 Apr
2021

Presidente do Sinduscon assina Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina

Publicado em
5 Apr
2021
Presidente do Sinduscon assina Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina

Imagem Emerson Dias

O Pacto, lançado nesta segunda, tem cinco projetos estruturantes como o Plano Diretor e o MasterPlan

O presidente do Sinduscon Paraná Norte, Sandro Marques de Nóbrega, assinou nesta segunda-feira (3) o Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina. No Pacto, cinco projetos estruturantes são priorizados e o Plano Diretor é um deles. O compromisso firmado na solenidade entre município, vereadores e sociedade civil organizada é para que a aprovação ocorra ainda em 2021.

O acordo é para que sejam aprovadas também neste ano as Leis Complementares, como a Lei do Perímetro Urbano; Lei de Uso e Ocupação do Solo; Lei do Sistema Viário; Lei de Parcelamento do Solo; Código de Obras; Código de Posturas; Código Ambiental; Código do Patrimônio Histórico e Cultural e Código de Arborização.

O Sinduscon tem um grupo de trabalho específico que acompanha o Projeto do Plano Diretor desde o início das discussões. Foram realizadas diversas reuniões com o poder público, parlamentares e entidades para discutir a proposta e apresentar sugestões de melhorias. O presidente do Sinduscon enfatiza que o futuro de Londrina depende de “um Plano Diretor bem traçado, orientado para o progresso, com justiça social e regras claras para que a atividade privada seja desenvolvida”.

Outro projeto estruturante estabelecido no Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina é o MasterPlan. O Sinduscon está envolvido na elaboração do Planejamento Estratégicoatravés da participação do vice-presidente Gerson Guariente.

Lançamento do Pacto

Elaborado em conjunto pela Prefeitura de Londrina, Câmara Municipal, entidades de classe e da sociedade civil, o Pacto elenca uma série de compromissos a serem executados em prol da recuperação da economia local no cenário de pandemia da Covid-19, geração de empregos e estabelecimento de diretrizes para o progresso econômico e tecnológico nas próximas décadas.

A assinatura ocorreu durante à tarde desta segunda-feira (3), no auditório da Prefeitura de Londrina. Participaram, junto com o prefeito Marcelo Belinati, integrantes do secretariado municipal, vereadores e representantes das entidades da sociedade civil. O intuito é que haja uma sinergia para todos esses entes contribuam não só na elaboração de planejamentos estratégicos e diretores, mas também para a correta implantação das medidas a médio e longo prazo. A íntegra do documento pode ser conferidaaqui.

Para o prefeito, a somatória de forças representada pelo Pacto é uma das características que fazem de Londrina uma cidade única em todo país. Ele agradeceu a todos os representantes pela participação no diálogo e na concretização das ações. “Estamos todos trabalhando com um objetivo único, que é o bem de Londrina”, frisou.

Para Marcelo, focar no desenvolvimento implica em atuar para a geração de empregos e renda, atração de indústrias e empresas, e melhoria da qualidade de vida da população. “Isso nos dá a certeza de que, para o futuro, com tudo que está sendo construído, Londrina terá um rumo a seguir nos próximos 30 anos com planejamento, organização e união da população”, citou.

Dentre as ações que são relacionadas ao Pacto pelo Desenvolvimento, o prefeito citou a construção da Cidade Industrial de Londrina, os projetos de desburocratização, bem como o novo Plano Diretor, que irá facilitar a abertura de novas empresas, mais as obras de infraestrutura pela cidade. “Há muita coisa a ser feita, creio que é um conjunto. Todos esses pontos são importantes, porque agregam os anseios e as necessidades da população, e estamos trabalhando em todos”, destacou.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, frisou que, com a crise social e econômica instaurada pela pandemia, foi preciso debater de forma proativa e entre vários setores para levantar as melhores soluções. “Decidimos criar esse Pacto pelo Desenvolvimento para que tenhamos uma agenda clara, uma voz única sobre o que Londrina quer para vencer esse momento desafiador. E esse projeto, escrito a muitas mãos, tem cinco pontos e áreas fundamentais”, disse.

Os cinco projetos estruturantes priorizados pelo Pacto são: Retomada da Economia, Ecossistema de Inovação, Plano Diretor, Concessões Públicas e Infraestrutura, e o MasterPlan. “A união de esforços, pessoas e entidades é para vencermos esse momento difícil. Não podemos prever o futuro, mas podemos construí-lo. E, a partir desse Pacto, estamos construindo o futuro da nossa Londrina”, concluiu Canziani.

Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Marcia Regina Vieira Mocelin Manfrin, Londrina é referência para todo o Brasil. “Poder público, sociedade e entidades de classes juntos falando do desenvolvimento da cidade. Poucos têm a coragem de assumir um compromisso como esse. Mas sabemos da força de Londrina, e das iniciativas tão importantes que já estão acontecendo. Em nome de todas as entidades, a ACIL agradece a oportunidade de estarmos juntos”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura, complementou que o Pacto é a prova de que Londrina está agindo para superar a crise, e comprometida com seu desenvolvimento e um futuro melhor. “Enquanto representantes da comunidade, temos a responsabilidade e o dever de demonstrar à sociedade que queremos uma sociedade melhor. Espero, com esse Pacto, que a gente continue unido, debatendo em busca de soluções, planos e projetos importantes para as futuras gerações”, disse.

Ainda na solenidade, o membro do Fórum Desenvolve Londrina e superintendente do Grupo Folha de Comunicação, Nicolás Mejía, reforçou que não só Londrina, mas todo país e o mundo passam por um momento crítico, de dificuldades. “Isso exige ações que mitiguem as necessidades empresariais, sem descuidar da defesa da vida. O mais importante hoje é pensar de que forma a gente consegue projetar medidas que ajudem empresários e famílias que estão em uma situação econômica difícil, a curto, médio e longo prazo. Mas sei do potencial de Londrina, e temos que trabalhar juntos para conseguir um planejamento que permita resgatar empresas e pessoas, além de projetar a Londrina que queremos. E o Pacto é o primeiro passo de um grande desafio que temos pela frente”, concluiu.

A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Tadeu Felismino; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan; gerente da Regional Norte do SEBRAE, Fabrício Pires Bianchi; e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Sandro Nóbrega.

Presencialmente, estiveram os vereadores Eduardo Tominaga, Aílton Nantes, Matheus Thum, Deivid Wisley, Beto Cambará. Na transmissão on-line, Profª Sonia Gimenez, Profª Flávia Cabral, Mara Boca Aberta, Lu Oliveira, e Emanoel Gomes.

Com informações assessoriaPrefeitura de Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental