Presidente do Sinduscon enxerga avanço em pautas de infraestrutura regional
.webp)
Na última sexta-feira, reunidas no Sinduscon, lideranças e autoridades de Londrina contribuíram com revisão do PELT 2035
O Sinduscon PR Norte sediou a primeira de uma série de reuniões para atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035. O encontro, que teve coordenação técnica da Fiep,foi na última sexta-feira (15) e contou com a participação de mais de 80 lideranças de diversas entidades do Norte do Paraná.
Obras para o desenvolvimento da infraestrutura regional são reivindicações antigas do Sinduscon. Para o presidente da entidade, Sandro Nobrega, a execução de duplicações em rodovias e melhorias nas estradas, que ligam o Norte do Paraná a outros Estados, são fundamentais para o crescimento econômico. Para ele, o debate acerca do tema entre as entidades e autoridades é um primeiro passo no avanço dessas pautas.
“Esse trabalho junto com a Fiep é uma oportunidade para atualizar as obras para que a gente possa resolver gargalos presentes, mas também planejar o futuro. Muitas dessas obras são de longo prazo, por isso os municípios precisam se unir para que aconteçam, o que vai se refletir no desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou.
Trabalho que foi iniciado na reunião do PELT em Londrina. No evento, as lideranças conheceram o status de todas as obras incluídas na última versão do Plano, lançada em 2016, e apontaram outras intervenções necessárias para aprimorar a infraestrutura e tornar o setor produtivo mais competitivo. Entre as principais demandas estão obras que ampliem a capacidade, eficiência e segurança das rodovias que cruzam a região, além de ampliação da malha ferroviária e melhorias no aeroporto de Londrina.
Elaborado em uma construção coletiva que envolveu representantes de mais de 20 entidades da sociedade civil paranaense, o PELT apresenta 97 obras e projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos até 2035. Desde o lançamento da última versão do plano, 24% das intervenções foram concluídas. A maior parte, equivalente a 55% das demandas, já está planejada ou em início de execução. E os outros 21% ainda não tiveram avanços.
Para o coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, os encontros regionais para atualização do PELT são importantes para que o Estado tenha uma visão de longo prazo que oriente o planejamento na área. “A revisão do PELT, entendendo aquilo em que avançamos e de que forma avançamos, além daquilo que temos que colocar em pauta agora em um ano eleitoral para conseguir fazer um alinhamento com os governantes, é de suma importância”, disse.
Veja mais notícias como essa
%20(1600%20x%20640%20px)%20(794%20x%201920%20px)%20(Documento%20(A4))%20(8).png)
Conteúdo de Startup Construhub - Gestão de Contratos como Estratégia: Como a Medição Otimiza Resultados
