Sinduscon Norte Paraná
Equipe Sinduscon Norte PR
Enviar mensagem
Notíciais
12 Nov
2020

Reviravolta: Justiça derruba impedimento de audiência pública do Plano Diretor

Publicado em
12 Nov
2020
Reviravolta: Justiça derruba impedimento de audiência pública do Plano Diretor

No mesmo dia em que a Mesa Executiva da Câmara Municipal decidiu suspender Audiências Públicas do Plano Diretor marcadas para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, o juiz Bruno Régio Pegoraro, indeferiu o pedido de antecipação de tutela feito pelo Ministério Público para impedir qualquer tipo de reunião pública, seja presencial, híbrido ou virtural. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (10). Ou seja, o MP tentou judicialmente fazer valer a Recomendação Administrativa n° 024/2020 para não realização do debate público até que as condições sanitárias permitam participação popular presencial e efetiva.

Na decisão o magistrado não considera que o formato virtual impediria a participação e o amplo debate. "Defender que audiência pública da Câmara Municipal de Londrina não pode ser realizada pela via virtual, mas, somente, presencial, como se sua importância fosse superior a tantas outras que acontecem, é, com todo respeito, despropositado"

Citou ainda que o formato virtual durante a pandemia não invalida o caráter legal. " Ora, hoje absolutamente tudo, desde sessões do Supremo Tribunal Federal, das casas do Parlamento, passando por audiências dos juízos e até mesmo aulas escolares são realizadas sem nenhuma constestação quanto a validade e participação. Portanto, se as mais altas decisões da Republica, hoje, são tomadas pela via virtual, não existe nenhum fato que descrimine o Poder Político de Londrina, para que, obrigatoriamente, tenha que ser diferente."

O juiz de Direito ainda citou que a Câmara se comprometeu a adotar todos os protocolos sanitários à risca, mesmo no formato híbrido. "A norma quem questão não é conceito aberto, amplo, a ser completado na conveniência do interprete. E, e audiência pública, não se enquadra como “confraternização” bem como não promove, pois não é esse seu objetivo, contato físico entre as pessoas." completou no despacho.

A ação civil pública contra a Câmara Municipal foi proposta pela promotora Susana de Lacerda, da 24ª Promotoria de Saúde, que entendeu que será possível após a cessação do estado de emergência sanitária decorrente da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2.”

Em entrevista à FOLHA na quinta-feira, a presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Denise Ziober que é a responsável por conduzir o Plano Diretor lamentou a possibilidade de adiamento do debate para 2021. O Executivo teme que a discussão técnica que vem sendo travada no Legislativo desde 2008 possa voltar à 'estaca zero' com uma Câmara renovada em quase 70%.

A Câmara Municipal ainda não se posicionou sobre a decisão judicial e se a medida poderá reverter a decisão desta quinta da Mesa Executiva que decidiu suspender as audiencias dos dias 13, 14 e 15 por conta da recomendação do MP e, consequentemente, adiar o debate para a próxima legislatura.

Fonte: Folha de Londrina

notícias relacionadas

Veja mais notícias como essa

15 Oct
2025

CW25: Evento discute desafios e oportunidades na construção civil

Com mais de mil inscritos, CW25 se fortalece como maior evento de inovação do setor no Paraná
11 Aug
2025

Icon promove visita técnica ao edifício comercial Palhano Premium, o primeiro de Londrina com selo Leed

Empreendimento da construtora Vectra, entregue há dez anos, é reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental